top of page

Cinema e a sala de aula

Lista de filmes

Indiação de sites

Um caminho para a formação

O professor, como um dos grandes mediadores do conhecimento, precisa compreender a dimensão de sua responsabilidade ao veicular, com palavras, imagens e gestos, assim, trazer para a sala de aula discussões de filmes, propagandas, e-mails e outras fontes de comunicação audiovisual, o que pode ser mais um recurso para articular a ação pedagógica, o conteúdo e os novos apontamentos cognitivos.
O cinema, como um desses meios de comunicação, pode auxiliar os alunos a expor suas idéias, seus conflitos e, então, organizar valores para a própria formação humana. Morin (2006) aponta que o cinema apresenta uma “linguagem poética e literária que nos leva diretamente ao caráter mais original da condição humana, pois, como disse Yves Bonnefoy, são as palavras, com seu poder de antecipação, que nos distinguem da condição animal (p.43)”. Já o estudioso Lopes (2004, p.191) observa que a imagem cinematográfica impôs-se como meio de comunicação por excelência nos mais variados planos de vida social, uma vez que, hoje, todos podem ter acesso a essa mídia. 
À medida que se propõe uma temática, surgem questionamentos diversos, princípios se afloram com maior liberdade e naturalidade, criando um ambiente de troca de experiências, desenvolvimento de processos educativos e, também, de competências e habilidades que educam nossa inteligência. Trabalhar com o cinema é viabilizar o encontro da cultura, da estética, do lazer, da ideologia, dos valores sociais, enfim, de reflexão do passado e do presente, confundindo-se no cotidiano das pessoas.
A visão cinematográfica, como formação, reforça a perspectiva educativa das discussões sobre temas polêmicos, de dimensões que fazem ponte entre a emoção e a razão. O professor, por meio de bons filmes, pode relacionar vida, cultura, realidade, fantasia e motivação. Hoje, diversificar as aulas é primordial para avançar em nossa reflexão crítica. Neste sentido, o cinema procura um impacto ao agregar a possibilidade de desenvolver múltiplas inteligências, que, segundo estudos de Gardner (1994), é uma forma de trabalhar o conhecimento de forma cada vez mais integrada, compartilhada e sensível, uma vez que “(...) não investiga a construção da inteligência enquanto processo, mas destaca o acabamento e as diversas gêneses possíveis para a expressão inteligente” (apud Paggotti, 2005, p.21).
Portanto, cinema, saber e formação compõem uma tríade que configura a presença de múltiplos olhares para a construção de uma perspectiva de educação significativa, em que ciência, prazer e emoção misturam na construção de magia, memórias e verdades. Ligar a cultura sistematizada no âmbito escolar à prática reflexiva do professor, à arte, à literatura, e ao processo ensino-aprendizagem, de maneira motivadora, introspectiva e prazerosa, com certeza, fará emergir um trabalho carregado de valores que se projetam no repensar de concepções de mundo e educação.

Língua Portuguesa - Indicação de filmes

para acompanhar conteúdo em sala de aula:

- A MISSÃO – DIREÇÃO: ROLANDO JOFFE
- CARAMURU

- AMISTAD
- CONQUISTA DO PARAISO – COM GERARD

   DEPARDIEU

- CARLOTA JOAQUINA
- MANDELA

- GHANDHI
- VEM DANÇAR – COM ANTONIO BANDERAS

- A BATALHA DOS TRÊS REINOS – (LIVRO: A

   ARTE DA GUERRA)
- MALCON X

- NARRADORES DE JAVÉ
- O SENHOR DAS ARMAS

- O JARDINEIRO FIEL
- HOTEL RUANDA

- MEU NOME É RÁDIO

- INTOCÁVEIS

- O NOME DA ROSA
- BABEL

- SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
- O CARTEIRO E O POETA

- GANGA ZUMBA – O REI DOS PALMARES
- O PAGADOR DE PROMESSAS

- DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL

- VIDAS SECAS

- AVATAR - A LENDA DOS GUARDIÕES

- PRINCIPES E PRINCESAS
- KIRIKU

- AO MESTRE COM CARINHO
- MEU MESTRE MINHA VIDA

- CINEMA PARADISO
- SUNSET LIMITED – NADA É PARA SEMPRE –

   COM SAMUEL L. JACKSON

- VIDAS SECAS
- COMO ESTRELAS NA TERRA

- O PROCESSO
- MINHA LUTA – HITLER – DOCUMENTÁRIO

- ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO – HITLER –

   DOCUMENTÁRIO
- O DISCURSO DO REI

- TEMPOS MODERNOS – C. CHAPLIN
- O GRANDE DITADOR – CHAPLIN

- A HORA DA ESTRELA - O NÚCLEO

CINEMA

bottom of page